VI Painel - Projetos na Prática

Mostra de Projetos

Prof.ª Maria Inês Miranda Carrilho Angelino

Mestranda em Administração e Gestão Educacional na Universidade Aberta

Agrupamento de Escolas Vasco Santana

maria.angelino [at] vasco-santana.edu.pt


Mestranda em Administração e Gestão Educacional na Universidade Aberta (a aguardar defesa de dissertação) e pós graduada na mesma área. Coordenadora do Serviço de Apoio à Aprendizagem do Agrupamento de Escolas Vasco Santana. Coordenadora do Departamento de Expressões no Agrupamento de Escolas de Samora Correia. Coordenadora do grupo de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Samora Correia, entre outros cargos desempenhados ao longo de 28 anos de serviço docente.

Mentes Sorridentes: Impacto da aquisição de técnicas de mindfulness em contexto escolar

Mestre Dulce de Sousa Gonçalves

Agrupamento de Escolas João Villaret

dulce_sg [at] hotmail.com


Percursos: ​Formadora (desde 2001)​ Raiz Editores / Lisboa Editores DGIDC (Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular - ME) DGLB (Direçã​o Geral do Livro e das Bibliotecas) - Projeto Itinerâncias Centros de Formação de Professores - AlmadaForma, Direção Regional dos Assuntos Culturais / DRAC e Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira, S. Jorge e Graciosa (Açores), AlmadaForma, Centro de Formação de Loures Oriental, Centro de Formação de Associação de Escolas da Lezíria-Oeste (CFLO) e CENFORES (Loures). Formação no âmbito do projeto "Mentes Sorridentes". Docente (desde 1995)​ Português / Latim ensino oficial público Educação Especial ISEC (Instituto Superior de Educação e Ciências) ISCE (Instituto Superior de Ciências Educativas). ​ Outros percursos: Presidente da Associação Mentes Sorridentes Coordenadora e mentora do projeto "Mentes Sorridentes" - exercícios de controlo respiratório e técnicas de visualização aplicadas em contextos diversos Copywriter Departamento de Autopromoções Sic Generalista / Sic Notícias Editora Constância Editores Revisora ortográfica ​ Formação Pós-graduação Necessidades Educativas Especiais Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesa Licenciatura em Estudos Portugueses Formação em Mindfulness (ISPA e Instituto Superior Miguel Torga) ​ Publicações e Eventos Literatura infanto-juvenil Livros na área de saúde e promoção humana Artigos de investigação na área da literatura Prémio Almirante Teixeira da Mota.

Mestre Joana Sampaio de Carvalho (Moderadora)

Investigadora no Centro de Investigação em ciência psicológica, CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa


joana.carvalho [at] institutomindfulness.pt


Psicóloga Educacional desde 1997 (Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses). É investigadora no projeto "Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: A study on teacher and student outcomes", financiado pela Fundação BIAL e desenvolvido pelo CICPSI, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. É responsável pela área da Educação no Instituto Mindfulness. Interessada na promoção do bem-estar e no desenvolvimento saudável das crianças, dos jovens e dos adultos, trabalhou em diferentes contextos: comunitário, escolar e prevenção do consumo de substâncias psicoativas. Em 2009 concluiu o mestrado em Psicologia do stress e bem-estar com o estudo “Savoring: uma forma de promover o bem-estar? A relação entre as crenças, as estratégias de savoring e o bem-estar pessoal nos adolescentes. Um estudo exploratório“. No âmbito do doutoramento Interuniversitário (Universidades de Lisboa e Coimbra) em Psicologia da Educação, foi bolseira da FCT de 2012 a 2015, e está a finalizar um estudo sobre os efeitos das práticas de mindfulness (através do Programa Mindup) para professores e alunos do 3 ano do 1º ciclo do ensino básico. É consultora e formadora do Programa MindUp, é formadora do programa Paws b (para crianças dos 7 aos 12 anos) e trainee do Mindfulness Based Stress Program (MBSR) no UC San Diego Center for Mindfulness.

Referências

Jennings, P. A. (2016). CARE for Teachers: A mindfulness-based approach to promoting teachers’ social and emotional competence and well-being. In K. Schonert-Reichl & R. Roeser (Eds), Handbook of Mindfulness in Education (pp.133–148). New York: Springer. doi:10.1007/978-1-4939-3506-2_9 Weare, K. (2014). Mindfulness in schools: Where are we and where might we go next?. In A. Ie, C. T. Ngnoumen & E. J. Langer (Eds.). Handbook of Mindfulness (pp.1037–1053). Chichester, UK: John Wiley & Sons, Ltd. doi: 10.1002/9781118294895.ch53 De Carvalho, J. S., Pinto, A. M., & Marôco, J. (2016). Results of a Mindfulness-Based Social-Emotional Learning Program on Portuguese Elementary Students and Teachers: a Quasi-Experimental Study. Mindfulness, 8(2), 337–350. doi:10.1007/s12671-016-0603-z