V Painel - “A Biblioteca Escolar no Centro da Aprendizagem por Projetos”

Professora Doutora Tatiana Sanches (Moderadora)

tsanches@fpie.ulisboa.pt

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa


retrato.PNG

Tatiana Sanches é bibliotecária e investigadora. Licenciada em Letras, pós graduada em Ciências Documentais, Mestre em Educação e Leitura e Doutora em Educação. Trabalhou em bibliotecas públicas entre 1993 e 2007, quando passou a desempenhar funções em bibliotecas universitárias. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Dedica-se ainda à formação e à investigação, tendo já diversas publicações nacionais e internacionais, em temas como a gestão de bibliotecas, a formação de utilizadores e a literacia da informação. É membro colaboradora da UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa e ainda investigadora colaboradora no ISPA – Instituto Universitário. É membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior, na BAD.


Referências

Lopes, C., Sanches, T., Andrade, I., Antunes, M., & Alonso-Arévalo, J. (Eds.). (2016). Literacia da Informação em Contexto Universitário. Lisboa: Edições ISPA. http://hdl.handle.net/10400.12/5067 Sanches, T. (2016). Políticas públicas para a literacia de informação em Portugal: reflexão sobre o panorama atual e perspetivas de futuro. In Alves, F. M. M., Corrêa, E. C. D., Lucas, E. O. (Eds.), Competência em Informação: Políticas Públicas, Teoria e Prática, pp. 73-110. Salvador: EDUFBA


Professor Doutor Paulo Maurício

paulom@eselx.ipl.pt

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

s200_paulo.maur_cio.jpgProfessor Adjunto da Escola Superior da Educação de Lisboa desde 2008, Licenciado em Física e com mestrado na mesma área. Doutoramento em Educação na especialidade de didática das ciências com uma tese sobre o uso da História e Filosofia da Ciência no ensino e aprendizagem. Várias comunicações em congressos nacionais e internacionais e artigos publicados em revistas da especialidade. Participa atualmente em vários projetos.




Mestre Simão Elias Lomba

lomba@milip.org

Doutorando do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Professor Bibliotecário, Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais


SL.JPGSimão Elias Lomba é licenciado em ensino da educação tecnológica (Universidade Aberta), mestre em educação, especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), pós-graduado em Gestão de Bibliotecas Escolares (ISLA Leiria), pós-graduado em Comunicação Educacional Multimédia (Universidade Aberta). É professor do Ensino Básico e Secundário há cerca de 25 anos na área das tecnologias, e professor bibliotecário desde 2015. É estudante de doutoramento em Educação na especialidade de TIC na Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. No âmbito do doutoramento está a desenvolver um projeto de investigação com uma componente de formação de professores e outra componente de intervenção nas escolas relacionado com a integração curricular das tecnologias digitais e da literacia da informação e dos media, conhecido como projeto LIMA.