Oradores‎ > ‎

IV Painel

IV Painel - Organização curricular, transdisciplinaridade,competências para o séc. XXI e aprendizagem por projetos

Professor Doutor Fernando Albuquerque Costa (Moderador)

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

fc@ie.ulisboa.pt

461470.PNGFernando Albuquerque Costa é doutorado em Ciências da Educação e licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde foi docente e investigador entre 1988 e 2009. A partir dessa altura é Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, integrando a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (grupo de investigação Educação, Tecnologia e Sociedade).


Referências

COSTA, Fernando; RODRIGUEZ, Carla; CRUZ, Elisabete & FRADÃO, Sandra (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Lisboa: Santillana.

Professora Doutora Ana Paula Rocha

Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta; Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação,  Universidade de Lisboa.

arocha@lead.uab.pt

Professora, desde 1986, desenvolveu, ao longo da carreira, conhecimento aprofundado, sobre as temáticas educacionais, decorrente da sua atividade profissional em ambiente educativo e experiência como investigadora em ciências da educação. Pertence ao Grupo de investigação Cibercultura e Educação a Distância na Sociedade em Rede, do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) da Universidade Aberta, e colabora com o Grupo de Investigação Currículo e Formação de Professores, do Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. Também exerce a sua atividade incluída na bolsa de formadores do PNPSE e de Centros de Formação de Professores na área da Avaliação de alunos, Diferenciação Pedagógica e Supervisão e Orientação da Prática Profissional. Tem participado em conferências de âmbito internacional e europeu, simpósios e workshops, tanto na qualidade de conferencista como de formadora. Tem sido convidada para seminários sobre o desenvolvimento profissional, gestão de aula, ensino e aprendizagem, comunidades colaborativas ou tecnologias da informação aplicadas ao ambiente educativo. Escreveu artigos sobre o ensino e a aprendizagem ao longo da vida profissional. Presentemente integra, como especialista, o Projeto Europeu LINPILCARE e participa, como formadora, nos cursos intern

acionais Differentiated Evaluation e Teach, Learn and Quality.


Referências

Pereira, A., Oliveira, I., Tinoca, L., Pinto, M., & Amante, L. (2015). Desafios da avaliação digital. Lisboa: Universidade Aberta.
Comments