II Painel - Projetos de Sucesso… Sucesso com Projetos

Professora Doutora Guilhermina Lobato Miranda (Moderadora)

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

gmiranda@ie.ulisboa.pt


445471.JPG

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto. Mestre em Psicologia da Educação e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Fez a agregação em Educação, especialidade em Tecnologia Educativa na Universidade de Lisboa. Leciona e investiga nos domínios da Psicologia da Educação e da Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Publica nos domínios da Educação e Tecnologias Digitais, em particular na conceção e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, usando teorias e modelos instrutivos integrados na Psicologia Cognitiva.



Referências

Miranda, G. (Org.) (2009). Ensino online e aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio d'Água Editores. Bruner, J. (1996). Para uma teoria da educação. Lisboa: Relógio d'Água Editores Kilpatrick, W. (2008). O método de projeto. Mangualde: Edições Pedago


Professor Doutor Vítor Tomé

Investigador do CIAC, Universidade do Algarve

vitor@rvj.pt

VitorTome2.jpgVitor Tomé é pós-doutorado em Ciências da Comunicação, doutor em Educação, pós-graduado em Jornalismo e em Ciências da Educação, e licenciado em Professores do Ensino Básico. Investigador em projetos do Conselho da Europa desde 2011 e em projetos nacionais desde 2006, é membro do CIAC – Universidade do Algarve, formador acreditado pelo CCPFC e jornalista profissional (CP 2340, desde 1993). Lecionou no Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade do Algarve, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade de Hosei, Tóquio. A Associação Mundial de Jornais agraciou-o com o prémio World Young Readers, em 2010.



Referências

De Abreu & Tomé, V. (2017). Mobile Learning through Digital Media Literacy. New York: Peter Lang.


Tomé, V. & De Abreu, B. 2016. “Developing digital citizenship in children aged from 3 to 9: a pilot project in the Portuguese region of Odivelas”. Special Issue of the Journal Media Education: Studi, Ricerche, Buone Pratiche. 7, 2, 215-233. doi: 10.14605/MED721604


Tomé. Vitor. 2016. “Cidadania na era digital: um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto formal e informal de aprendizagem”. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 13, 31, 372-403. - Tomé, Vitor. 2016. “Media education in Portuguese curricula”. The Journal of Media Literacy, 63, 1-2, 42-49.


Mestre Simão Elias Lomba

Doutorando do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Professor Bibliotecário, Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais

lomba@milip.org


SL.JPGSimão Elias Lomba é licenciado em ensino da educação tecnológica (Universidade Aberta), mestre em educação, especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), pós-graduado em Gestão de Bibliotecas Escolares (ISLA Leiria), pós-graduado em Comunicação Educacional Multimédia (Universidade Aberta). É professor do Ensino Básico e Secundário há cerca de 25 anos na área das tecnologias, e professor bibliotecário desde 2015. É estudante de doutoramento em Educação na especialidade de TIC na Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. No âmbito do doutoramento está a desenvolver um projeto de investigação com uma componente de formação de professores e outra componente de intervenção nas escolas relacionado com a integração curricular das tecnologias digitais e da literacia da informação e dos media, conhecido como projeto LIMA.



Referências

Kuhlthau, C.C. (2004). Seeking Meaning: a process approach to library and information services (2nd ed.). Libraries Unlimited.

Kuhlthau, C.C., Maniotes, L.K. & Caspari, A.K. (2007). Guided Inquiry: Learning in the 21st Century. Westport, CT: Libraries Unlimited.

Kuhlthau, C.C., Maniotes, L.K. & Caspari, A.K. (2012). Guided Inquiry Design: a framework for inquiry in your school. Westport, CT: Libraries Unlimited.