I Painel - Os sete Saberes para a Educação do Séc. XXI

Professor Doutor José Eduardo Franco (Moderador)

Professor Catedrático Convidado da Universidade Aberta


franco-1.jpgJosé Eduardo Franco (1969). Historiador. Professor Catedrático Convidado da Universidade Aberta e Titular da CIDH - Cátedra FCT/Infante Dom Henrique de Estudos Insulares e da Globalização (Universidade Aberta/Polo do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Membro da Academia Portuguesa da História. Doutorou-se em “História e Civilizações” pela EHESS de Paris em Cultura pela Universidade de Aveiro, sendo mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade de Lisboa. Concluiu com sucesso a coordenação de vários projetos de investigação de grande fôlego, entre os quais os volumes do Dicionário Histórico das Ordens, a Obra Completa do Padre Manuel Antunes em 14 volumes e o projeto Arquivo Secreto do Vaticano editado em 3 volumes. Da sua vastíssima bibliografia destacam-se os estudos aprofundados sobre Vieira, os Jesuítas e o Marquês de Pombal. Atualmente dirige com Pedro Calafete o grande projeto luso-brasileiro chamado “Vieira Global” que publicou a Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes e agora prepara um Dicionário do Padre António Vieira, assim como a tradução e edição da obra seleta deste autor em 12 línguas de grande circulação internacional. Coordena ainda o projeto “Culturas em negativo” de que resultará a publicação de um Dicionário dos Antis e uma História da Cultura Portuguesa em Negativo. A matriz deste projeto, à semelhança de outros seus, já está a ser adaptada desenvolvida noutros países. Foi-lhe atribuída, em 2015, a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, o mais importante galardão atribuído pelo Governo Português, como reconhecimento dos serviços prestados à Cultura e à Ciência.

Referências

José Eduardo Franco, “Lusofonia e globalização: A possibilidade de refazer utopias”, in Moisés Lemos Martins (Coord.), Lusofonia e interculturalidade: Promessa e travessia, Famalicão, Húmus, 2015, pp. 313-331.
José Eduardo Franco, “Da globalização à glocalização - Educar para uma globalização de rosto humano. Proposta de sete princípios para a utopia do mundo unido”, in Brotéria, Vol. 182, Nº 3, março de 2016, pp. 271-282.– Manuel Antunes, Repensar a Europa e a globalização, Selecção de textos e Introdução de José Eduardo Franco, Lisboa, Multinova, 2006.

Professor Doutor Vítor Tomé

vitor@rvj.pt

Investigador do CIAC, Universidade do Algarve



VitorTome2.jpg


Vitor Tomé é pós-doutorado em Ciências da Comunicação, doutor em Educação, pós-graduado em Jornalismo e em Ciências da Educação, e licenciado em Professores do Ensino Básico. Investigador em projetos do Conselho da Europa desde 2011 e em projetos nacionais desde 2006, é membro do CIAC – Universidade do Algarve, formador acreditado pelo CCPFC e jornalista profissional (CP 2340, desde 1993). Lecionou no Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade do Algarve, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade de Hosei, Tóquio. A Associação Mundial de Jornais agraciou-o com o prémio World Young Readers, em 2010.



Referências

De Abreu & Tomé, V. (2017). Mobile Learning through Digital Media Literacy. New York: Peter Lang.

Tomé, V. & De Abreu, B. 2016. “Developing digital citizenship in children aged from 3 to 9: a pilot project in the Portuguese region of Odivelas”. Special Issue of the Journal Media Education: Studi, Ricerche, Buone Pratiche. 7, 2, 215-233. doi: 10.14605/MED721604 Tomé. Vitor. 2016. “Cidadania na era digital: um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto formal e informal de aprendizagem”. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 13, 31, 372-403. - Tomé, Vitor. 2016. “Media education in Portuguese curricula”. The Journal of Media Literacy, 63, 1-2, 42-49.

Professor Doutor António da Silva

ajosilva@fc.ul.pt

Investigador Principal FCT, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

asilva.jpg
António da Silva é Investigador Principal FCT na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). A sua área de especialização é em Física – Astronomia, Cosmologia Observacional, Supercomputação, processamento e análise de dados científicos de missões espaciais em Cosmologia e Astrofísica. Licenciou-se em Física na FCUL, onde também concluiu a parte curricular do mestrado em Física – Altas Energias e Gravitação. Doutorou-se em Física - Astronomia na Universidade de Sussex, em Inglaterra, em 2003. É atualmente coordenador nacional da contribuição portuguesa para o satélite Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA), e membro da direção do consórcio responsável pelo construção, lançamento e análise dos dados científicos desta missão. Como investigador, tem uma extensa lista de comunicações e publicações em revistas internacionais da especialidade. Tem também colaborado com centros de divulgação científica, associações académicas e órgãos de comunicação social. É formador acreditado CCPFC e participa com regularidade em ações de formação de professores do ensino secundário organizados pelo Departamento de Física (DF) da FCUL.

Professor Doutor Alberto Vale

Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa


alberto.vale_.jpgLicenciado e Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores no ramo de Controlo em Robótica no Instituto Superior Técnico (IST) em 1999 e 2005, respetivamente. Desde 2008 é Investigador Auxiliar no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear. Trabalha em projetos internacionais de investigação. É orientador de diversos bolseiros de investigação, de alunos de mestrado e doutoramento. Desde 2014 é perito técnico convidado pela Agência de Inovação (Adi). Desde 2013 é responsável pelos serviços informáticos do IPFN e desde 2016 é membro do grupo de IT do EUROfusion. Entre 2012 e 2017 foi Professor na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) do Instituto Politécnico de Lisboa. Entre 2006 e 2008 foi Engenheiro de I&D e cofundador da empresa Albatroz Engenharia S.A., empresa de base tecnológica que faz parte da comunidade IST Spin-off. Entre 2005 e 2006 foi Engenheiro de desenvolvimento de Software e entre 2001 e 2004 Investigador no Instituto de Sistemas e Robótica. É formador certificado, tendo realizado quatro ações de formação no âmbito da robótica e no ensino à distância entre 2004 e 2006. Entre 1999 e 2002 foi Monitor no Departamento de Matemática no Instituto Superior Técnico. É autor e coautor de publicações científicas. Entre 2001 e 2013 participou em cursos europeus de otimização, robótica móvel, fusão e plasmas, em universidades de Portugal, Suíça, Suécia e Reino Unido. Em 2013 participou num workshop de gestão de projetos no Centro para a Energia de Fusão (CCFE) em Oxfordshire. Tem experiência informática desde 1988 e desde 1999 que foi criador e administrador de diversos sítios na Internet. Foi autor de um blogue relacionado com tecnologia com mais de três milhões de páginas visualizadas. Alberto Vale é membro sénior no colégio de Engenharia Eletrotécnica na Ordem dos Engenheiros.

Referências

Book chapter: Motion Planning of Large Scale Vehicles for Remote Material Transportation. Alberto Vale and Isabel Ribeiro. Book title: Motion and Operation Planning of Robotic Systems, Springer International Publishing, vol. 29 (2015) 249-292. DOI: 10.1007/978-3-319-14705-5_9 Patent PT106574: Driving and steering wheel system for omnidirectional vehicles. Inventors: Alberto Vale, Ricardo Oliveira, Rodrigo Ventura International classification B60B 19/12 (2006.01). Applicant: Instituto Superior Técnico. Filled on October 2012 and issued on October 2032. Published in 2014.