V Painel - A Biblioteca Escolar no Centro da Aprendizagem por Projetos

A aprendizagem por projetos feita em ambientes ricos em informação em diversos media encerra algumas potencialidades e coloca novos desafios. Para lidarem com estes desafios os estudantes precisam de ir adquirindo progressivamente ao longo do seu percurso escolar competências relacionadas com as tecnologias digitais e com a literacia da informação e dos media. As Bibliotecas Escolares são estruturas que reúnem as condições mais adequadas para o desenvolvimento destas competências. Este painel está organizado em torno de três visões distintas de uma mesma realidade, a dificuldade dos alunos em lidarem com toda a informação acessível através da Internet. Temos a perspetiva de um professor bibliotecário numa biblioteca escolar que lida com alunos antes do ensino superior e a forma de ajudar os alunos ao longo do seu percurso, de modo direto e através da colaboração com outros professores. Temos a perspetiva de um docente da formação inicial de professores que se preocupa com a formação dos futuros professores do Ensino Básico e Secundário. E por último a perspetiva de uma bibliotecária de uma biblioteca académica que serve os alunos do ensino superior. A partir do confronto destas três perspetivas pretende-se apresentar uma perspetiva integradora de continuidade que aponte para a colaboração e um trabalho continuado que permita uma atuação concertada em vários níveis.

Cada um dos oradores irá apresentar uma comunicação de cerca de 15 minutos, seguindo-se um pequeno debate com a intervenção da assistência.

Professora Doutora Tatiana Sanches

(Bibliotecária Chefe de Divisão de Documentação da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa)


Mestre Simão Lomba

(Doutorando do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Professor Bibliotecário, Agrupamento Piscinas Olivais)




Comments