I Painel - Os sete Saberes para a Educação do Séc. XXI

Happening - Andreia Rebelo (Artista Plástica; Professora de Artes)

Professor Doutor José Eduardo Franco (Professor Catedrático e diretor da CIDH - Cátedra FCT/Infante Dom Henrique de Estudos Insulares e da Globalização (Universidade Aberta/Polo do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de que é diretor-adjunto)


Professor Doutor Vítor Tomé (Investigador do CIAC, Universidade do Algarve)


Professor Doutor António Silva (Investigador Principal FCT, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)



Professor Doutor Alberto Vale (Investigador Auxiliar no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)


Moderador: Professor Doutor José Eduardo Franco



Acerca deste Painel

Este painel destina-se a promover um debate reflexivo em torno dos saberes mais relevantes para os alunos da atualidade. Será que esses saberes já estão contemplados nos curricula atuais, ou será necessária uma atualização desses curricula?

Os oradores são propositadamente investigadores provenientes de diferentes campos do saber, que irão abordar esta temática cada um a partir da sua área de especialidade.

O nome que dá o mote ao painel é uma glosa do texto de Edgar Morin “Les sept savoirs nécessaires à l’éducation du futur” que foi traduzido para Português por “Os Sete Saberes para a Educação do Futuro” (tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; edição Brasileira), também disponível em livro publicado pelo Instituto Piaget (tradução de Ana Paula de Viveiros).

O documento “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” ou “Perfil dos alunos para o séc. XXI”, como está na folha de rosto do documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho criado nos termos do Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho, coordenado e prefaciado por Guilherme d’Oliveira Martins é um documento que se pretende estruturante das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário. Este documento, que aliás tem uma forte ligação ao texto de Edgar Morin, parece-nos uma referência incontornável para este painel.

Estando este painel integrado num encontro para professores do ensino básico e secundário, é natural pensarmos também em “As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação”, um livro de Philipe Perrenoud e outros publicado no Brasil pela Artmed em 2002 a partir de conferências proferidas em 2001 por Perrenoud e Monica Gather Thurler em 4 cidades Brasileiras (São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Salvador).

Entre outros objetivos, este encontro e este painel em particular têm como objetivo fomentar a reflexão dos professores em torno das questões abordadas, pelo que a “A Prática Reflexiva no Ofício do Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica” (Perrenoud, 2008) é outra das obras que estava na mente de quem imaginou inicialmente este painel.

O painel começou com um Happening de 5 minutos, uma visão artística da temática em discussão. O objetivo deste Happening é fornecer uma visão alternativa e um olhar provocador destinado a ativar a criatividade e a promover uma análise multifacetada e uma reflexão profunda.
Subpáginas (1) Hapening
Comments