
No dia 24 de maio de 2017, terá lugar na Escola Básica General Humberto Delgado (ver foto à esquerda), o I Encontro "Caminhos e Trajetos em Projeto", um encontro em torno do método de projeto onde se falará de projetos desenvolvidos nas escolas.
Neste encontro pretendemos questionar a organização
curricular por disciplinas, a compartimentação do saber e o ensino
baseado na mera transmissão de conhecimentos como modelo único do
processo de ensino aprendizagem. Queremos apresentar novas
propostas de organização curricular e novos métodos de ensino que promovam a aprendizagem a partir de ambientes ricos em
informação com múltiplas fontes e diferentes media, e que desenvolvam o
pensamento crítico, a inovação e a criatividade. Igualmente importante
neste encontro é o dar a conhecer projetos concretos de
sucesso que têm vindo a ser desenvolvidos nas escolas, bem como os contextos em que esses projetos se inserem. É ainda objetivo deste encontro promover a reflexão em torno
do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” e o que é que
as escolas e os professores devem fazer para que à saída da
escolaridade obrigatória os alunos tenham adquirido os conhecimentos e
as competências adequados.
Resumindo, com este encontro pretende-se questionar o ato de ensinar e aprender, e promover o desenvolvimento de competências ao nível das tecnologias digitais, bem como sobre metodologias projetuais
(aprendizagem baseada em projetos, inquiry-based learning, Guided
Inquiry).
O Método de Projeto
As origens do Método de Projeto remontam à Itália do séc. XVI na área da Arquitetura (Knoll, 1997) mas a popularização deste método deve-se essencialmente ao ensaio "The Project Method" publicado em 1918 por William Kilpatrick, do qual existe uma tradução em Português (Kilpatrick, 2016). Ainda segundo Knoll o método de projeto assistiu a um renascimento notável, especialmente no Norte e no Centro da Europa.
Aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning), Aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning) e Aprendizagem baseada em Inquiry (Inquiry-Based Learning) são metodologias diferentes relacionadas com o Método de Projeto. A aprendizagem baseada em projetos lida com questões abertas enquanto a aprendizagem baseada em problemas lida com questões mais dirigidas. A aprendizagem baseada em Inquiry coloca a ênfase na técnica de questionamento semelhante à usada pelos cientistas. O Guided Inquiry combina o Inquiry com o método Information Seek Process (Kuhlthau, 2004).
Os resultados obtidos com os vários projetos que têm vindo a ser realizados nas escolas associadas encorajaram-nos a promover um encontro formativo e reflexivo em torno do conceito alargado das metodologias projetuais. Partindo de projetos desenvolvidos nas escolas associadas, alguns dos quais ligados a projetos de investigação, em várias instituições do Ensino Superior, e promovendo uma reflexão com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, queremos proporcionar aos professores um evento formativo que lhes permita encarar os desafios subjacentes ao documento supra citado sobre o perfil do aluno, com a confiança que advém do conhecimento teórico e da reflexão que resultam deste encontro.
Organização e Supervisão Científica
Este encontro é promovido pelo Cenfores em colaboração e com a supervisão científica de instituições ligadas à investigação e à educação, a saber CIDH - Cátedra FCT/Infante Dom Henrique de Estudos Insulares e da Globalização (Universidade Aberta/Polo do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Plataforma LIMA Digital e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.