Avaliação dos Formandos

O encontro está acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua como curso de formação de 12 horas. Os professores interessados neste curso de formação irão participar numa sessão adicional com a duração de três horas. Nesta sessão adicional haverá lugar ao debate dos assuntos tratados no encontro e serão entregues as reflexões individuais que deverão ser elaboradas de acordo com as indicações abaixo apresentadas.

Indicações para elaboração da Reflexão Final Individual

Atenção: O trabalho a entregar não deve ser um simples relato (síntese) do encontro (mesmo que considerando os aspetos mais relevantes) mas sim um reflexão pessoal de acordo com as indicações abaixo apresentadas.

Os formandos deverão organizar as notas tiradas na sessão de formação no sentido de começarem a redigir uma reflexão final individual, onde serão abordados os seguintes aspetos:

  1. afirmações mais relevante proferidas pelos oradores;

  2. questões suscitadas pelas afirmações proferidas pelos oradores;

  3. reflexões pessoais a propósito dos temas do encontro e a sua relação com o que foi dito pelos oradores, e eventualmente com questões intervenções suas ou de outras pessoas da audiência;

  4. impressão geral com que ficou relativamente ao encontro, destacando os aspetos que considera mais relevantes e com mais impacto na sua prática e desenvolvimento profissional.

No sessão adicional de 3 horas, a marcar brevemente, os formandos poderão melhorar o seu documento de reflexão final individual, incorporando algumas questões importantes que surjam / sejam debatidas nesta sessão.

O documento de reflexão final individual a apresentar deverá ser uma reflexão global sobre o encontro, com especial incidência para dois dos painéis ou um painel e um workshop (os que tenham sido de maior interesse / relevo para o formando).

Tamanho do trabalho

O trabalho deverá ter uma folha de rosto com a identificação da entidade formadora, nome do curso, formando, formadores e data de entrega.

Formadores:

  • José Eduardo Franco,
  • Vítor Tomé,
  • António da Silva,
  • Alberto Vale,
  • Guilhermina Lobato Miranda,
  • Simão Elias Lomba,
  • Fernando Albuquerque Costa,
  • Ana Paula Rocha,
  • Tatiana Sanches,
  • Paulo Maurício,
  • Joana Sampaio de Carvalho,
  • Dulce de Sousa Gonçalves,
  • Sílvia Menezes.

Tamanho de letra: 12 pts

Tipo de letra: Times New Roman, Arial, Calibri, ou outra semelhante.

Margens: 2,5 cm (todas)

N.º de páginas: 1 a 3 páginas A4, para além da página de rosto. Poderão aceitar-se 4 páginas em casos excecionais em que haja muitas citações (extratos de discursos proferidos pelos oradores).

Formato do ficheiro a entregar: PDF (recomendado), ou ODT. Nota: não se aceitam formatos baseados em normas fechadas.

Apesar das indicações sobre a forma o mais importante do documento de Reflexão Final Individual é o conteúdo.
[Um aparte: A forma não é, nem deve ser avaliada, no entanto é um pré-requisito. Quem tiver dificuldades relativamente à forma, pede ajuda, nós apoiaremos. Um erro comum relativamente aos trabalhos de alunos é avaliar a forma, isso não devia acontecer, a menos que isso constitua o conteúdo. Quando alguém não cumpre as regras para entrega de trabalhos, estes, pura e simplesmente, não devem ser aceites]

O trabalho deverá ser enviado por email para:

ctp [at] milip.org

até ao dia 18 de junho.

Em relação ao formato do ficheiro a entregar convém recordar o que diz o ponto 2 do artigo 4º da lei 36/2011 de 21 de junho:

2 — É obrigatória a aplicação de normas abertas em todos os documentos de texto em formato digital que sejam objecto de emissão, intercâmbio, arquivo e ou publicação pela Administração Pública.
Assim sendo, os formatos aceites são:

A seguir encontra-se o documento que poderão descarregar para escreverem a Reflexão Final Individual, já com as formatações pretendidas. No final do documento poderão ver um link que permite descarregar o ficheiro em formato odt ou então um modelo de documento em formato ott.

Modelo_de_RFI

Nota: Quem tiver uma conta Gmail ou no Google Apps e quiser editar o documento a partir de um modelo criado no Drive basta enviar um email e atribuiremos permissões para editar uma cópia do modelo.
ċ
Caminhos e Trajetos em Projeto,
09/06/2017, 08:26
ċ
Modelo_de_RFI.ott
(134k)
Caminhos e Trajetos em Projeto,
09/06/2017, 08:30
Comments